quarta-feira, 20 de maio de 2009

O CAMINHO DA VITORIA



Pastor
Helio Souza


II Crônicas 20: 22
“Quando começaram a cantar e entoar e entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir, que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados.” NVI
Introdução: Deus mostrou a Israel o caminho para vitória; E ele trabalha sempre conosco mostrando que Ele é Deus, e a solução para os problemas está nEle e não em nós. Ele nos ensina a não desistimos, a não desencorajamos, a não preocupamos, a não entra em desespero, mas a descansa nas suas promessas e saber que ele é Deus, e Ele não nos abandona de forma nenhuma, mesmo que tudo pareça perdido Ele é Deus que cuida da minha vida e da sua vida. Aprendamos com o rei Josafá o caminho para vitória em Deus, sem um exercito de guerra ele venceu duas nações fortes e perigosa. Qual o caminho que Josafá trilhou para este triunfo? E como ele se colocou diante do povo e de Deus para ver o milagre de Deus? O que precisamos fazer para trilhar no caminho da vitória:

I. Precisamos colocamos na presença de Deus – “Se alguma desgraça nos atingir, seja o castigo da espada, seja peste, seja fome, nós nos colocaremos em tua presença diante deste templo, pois ele leva o teu nome, e clamaremos a ti em nossa angustia, e tu nos ouviras e nos salvarás.”vv 9. O rei Josafá quando se viu diante de uma situação de caos, de desespero, onde os moabistas e amomitas viriam contra Judá e ele como rei, sem um povo de guerra, ver na presença de Deus o caminho para a vitória. Precisamos ser como o rei Josafá, se a situação esta ruim, não estamos encontrado saída para as dificuldade, temos que colocarmos na presença gloriosa Deus; Ele irá fazer proeza pela minha vida e a sua.

II. Precisamos colocamos os nossos olhos em Deus – “... Não sabemos o que fazer mas os nossos olhos se voltam para ti”. Vv 12. O rei Josafá não tinha força para lutar contra aquele exercito, ele sabia que era uma guerra perdida aos seus olhos, e se eles fosse lutar perderia mesmo. Ele ver em Deus o segredo da vitória. Eu não tenho força, mas os meus olhos estão posto no Senhor, ou sejam a minha confiança está em Deus, a minha vitória é o Senhor. Aprendemos com o rei Josafá a confiar em Deus, a depositar as nossas preocupações no Senhor que pode todas as coisas. Quando você se encontra nesta mesma situação confie no Senhor e deixe Ele lutar por ti.

III. Precisamos sabermos que a batalha é de Deus – “... Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus”. vv. 15. O rei Josafá experimentou a verdadeiro significado de fé, que é crer naquilo que não ver, mas pelos olhos da fé ele já contemplava Deus lutando em seu favor. Precisamos tirar esta lição para as nossas vidas, quando estivermos enfrentando uma lutar ou uma batalha; temos que confiar que é Deus que guerreia por nós, só precisamos descansa nas suas promessas santas.


IV. Entramos pelo caminho da adoração – “Josafá prostrou-se, rosto em terra, e todo o povo de Judá e de Jerusalém prostrou-se em adoração perante o Senhor.” Vv. 18. Josafá fez algo que nem um rei o comandante do exercito tinha ousado fazer, ir de encontro do inimigo com música de adoração e louvor a Deus. Josafá como rei não tinha um exercito capaz de vencer uma guerra, mas como adorador ele visionava a vitória de Deus sobre a sua vida. Precisamos ter esta mesma visão de um adorador, que quando adoramos e confiamos no grande Deus ele age ao nosso favor. Aprendamos a viver uma vida de adorador ao Senhor, seja qual for a circunstância da sua vida adore e ele virá ao seu encontro.
Conclusão: O caminho da vitória com Deus, é quando colocamos toda a nossa confiança em Deus e não em nossas forças. Andemos por este caminho e ele nos conduzirá a Deus.